História

 

A 19 de Julho de 2002 foi formalmente constituída, através de escritura pública, a Associação para o Laboratório Interprofissional do Sector do Leite e Lacticínios (ALIP). Mas pode-se dizer que o processo de criação da ALIP já remonta a 1999, quando foi concluído um estudo promovido pela FENALAC e pela ANIL, realizado pelo professor Medina, relativo à implementação de um laboratório interprofissional em Portugal. 

alip

Seguiu-se um período de 4 anos, aproximadamente, que serviu para implementação e instalação do Laboratório. 

A 02 de Outubro de 2006 iniciou, efetivamente, a atividade do Laboratório Interprofissional, efetuando análises relacionadas com a classificação e valorização do leite ao produtor e contraste leiteiro.  

A cerimónia da Inauguração oficial do LIP foi realizada em 02 de Novembro de 2006, a qual foi presidida pelo Sr. Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, Dr. Jaime Silva, e estando presente o Sr. Secretário de Estado Adjunto, da Agricultura e das Pescas, Dr. Luís Vieira.

Em Janeiro de 2008, pelo despacho nº 4215/2008 emanado pelo Sr. Ministro da Agricultura, a ALIP foi reconhecida como OI (organização interprofissional). Tendo a partir deste momento o Estatuto de Utilidade Pública por remissão da Lei 123/97. Este reconhecimento obrigou à priori algumas pequenas alterações nos Estatutos da ALIP, entre elas, a alteração da designação da ALIP “Associação para o Laboratório Interprofissional do Leite e Lacticínios” para ALIP “Associação Interprofissional do Leite e Lacticínios”.

Em 2008 foi também alargado o leque de oferta de serviços, passando a estar, também, ao dispor dos clientes, para além das análises ao Leite, análises a Produtos Lácteos. 

Também o ano 2008, confirmou a abrangência e a aceitação interprofissional do Laboratório, já que nos últimos três anos houve um aumento contínuo de clientes.

Em Julho de 2009 é enviado para o IPAC – Instituto Português de Acreditação, a candidatura à concessão de acreditação da ALIP, com o intuito de ver reconhecida a sua competência técnica no âmbito do Leite. A acreditação é concedida em 3 de Junho de 2011. 

Como melhoria contínua do Sistema de Gestão de Qualidade e garantir a satisfação dos clientes, ainda em 2011, foi pedida extensão da acreditação a novos parâmetros, tendo sido concedida em 23 de Fevereiro de 2012.

Nos próximos tempos, o alargamento a novas técnicas e âmbitos continuará a ser uma das metas a atingir, tendo já iniciado as análises de águas e de alimentos para animais.

 

 

A ALIP TEM COMO ASSOCIADOS FUNDADORES:

AJAP
Associação dos Jovens Agricultores de Portugal

ANABLE
Associação Nacional para o Melhoramento dos Bovinos Leiteiros

APCRF
Associação Portuguesa dos Criadores de Raça Frísia

APROLEP
Associação de Produtores de Leite de Portugal 

CNA
Confederação Nacional da Agricultura

CONFAGRI
Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal

FENALAC
Federação Nacional das Uniões de Cooperativas de Leite e Lacticínios

ANIL
Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios 

CAP
Agricultores de Portugal 

 



ALIP
           Todos os direitos reservados
                              2012